Missa da Solenidade da Imaculada Conceição marca 1 ano de criação do Núcleo Lux Mundi

igreja celebra nesta quarta-feira, 8 de dezembro, a Solenidade da Imaculada Conceição de Nossa Senhora. A data é uma das festas marianas mais populares no Brasil e é celebrada desde o século XI. A solenidade está inserida no contexto do Advento-Natal, “unindo a espera messiânica e o retorno glorioso de Cristo com a admirável memória da Mãe”, explica o Missal Romano. O dogma da Imaculada Conceição foi proclamado pelo Papa Pio IX, em 1854.

Foto: CNBB

Para celebrar a festa, o bispo auxiliar da arquidiocese do Rio de Janeiro (RJ) e secretário-geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), presidiu a Santa Missa, na capela Nossa Senhora Aparecida, na sede da entidade em Brasília (DF). Na ocasião, também foi celebrado o aniversário de um ano de criação do Núcleo Lux Mundi – – trabalho da Igreja na proteção de crianças, adolescentes e pessoas vulneráveis.

“Nós fomos criados para o cuidado. O amor nos criou para cuidar de nós. Por isso, a segunda leitura de hoje vai falar dessa bem aventurança, vai falar dessa alegria, desse Deus que no mistério da eternidade, muito antes, você imagina quem estaria aqui, irmãos. A celebração de hoje é uma celebração de esperança e compromisso. Uma esperança que precisa ser renovada, principalmente, quando ela é atingida por diversas situações de descuidado, inúmeras situações em que o ser humano tem vivido desprotegido, vulnerabilizado”. E continuou afirmando que “a nossa esperança tem que se traduzir por uma atitude de cuidado”, disse o secretário-geral da CNBB, dom Joel Portella Amado.

Foto: CNBB

O escritório, sediado em Brasília (DF), foi criado para auxiliar na organização dos trabalhos de instalação das comissões diocesanas de proteção de crianças, adolescentes e pessoas vulneráveis nas estruturas pastorais da Igreja Católica do Brasil, dioceses e congregações religiosas, de acordo com o pedido do Papa Francisco na sua Carta Apostólica em forma de Motu Proprio “Vos Estis Lux Mundi” (Vós sois a luz do mundo).

Segundo dom Joel, “a data a festa da Imaculada Conceição foi escolhida para ser o dia de criação do Núcleo Lux Mundi por ser s  solenidade onde se proclama o amor de Deus que carinhosamente, muito antes a humanidade pudesse contemplar Jesus, Ele já havia preparado uma habitação digna como toda mensagem de cuidado, cautela, carinho, preocupação”.

A presidente da CRB Nacional. irmã Maria Inês Ribeiro destacou  que o núcleo tem a finalidade de conscientizar, de preparar as pessoas e as políticas públicas de proteção para as dioceses e congregações. “É um núcleo com uma equipe que trabalha na formação, prevenção, esclarecimento e orientação para as políticas públicas de proteção na nossa Igreja e nós escolhemos a solenidade da Imaculada Conceição para começar esse serviço porque Nossa Senhora foi aquela que mais cuidou da vida, cuidou da vida de Jesus e continua cuidando da vida de todos nós”, disse.

A coordenadora do Núcleo Lux Mundi, a médica pediatra Eliane de Carli, explica que o núcleo não tem função de investigação. “A função principal desse serviço é ajudar a formar as pessoas que estão nas dioceses trabalhando com crianças e adolescentes, fazer cursos de formação contínua para que essas as pessoas saibam lidar quando surgirem casos de abusos sexuais. Além de implementar e capacitar o serviço de escuta para receber vítimas, seus familiares e os possíveis suspeitos de abuso”, destaca.

Participaram também da celebração  a assessora do Núcleo de Justiça e Paz e Integridade da Criação (JPIC) da CRB Nacional, Irmã Maria Luiza da Silva, a secretária-executiva do Lux Mundi, Elaine Sousa e algumas religiosas.

Foram os concelebrantes da Missa os subsecretário adjuntos Geral e de Pastoral da CNBB, padre Patriky Samuel Batista e padre Marcus Barbosa Guimarães; e o assessor da Comissão para a Ação Missionária e Cooperação Intereclesial, padre Daniel Rochetti. A música ficou a cargo do assessor do Setor Música Litúrgica da Comissão para Liturgia da CNBB, irmão Fernando Vieira.

Curso de Capacitação

Até o dia 14 de dezembro, o Núcleo Lux Mundi promove o curso de capacitação regional “O Serviço de proteção: as constituições e atribuições” destinados aos membros dos Conselhos Diocesanos de Proteção à Crianças e Adolescentes, como também para delegados das respectivas dioceses. A formação que teve início dia 29 de novembro foi dividida em dois grupos: um compreendendo Norte e Nordeste e outro Centro-Oeste, Sudeste e Sul.

Conferências com especialistas no Direito e da Bioética, por exemplo, firam preparadas para ajudar na compreensão dos procedimentos para implementação de serviços de prevenção e combate ao abuso sexual nas estruturas pastorais da Igreja Católica, Dioceses e Congregações Religiosas com a função de cuidado e proteção empenhando-se em duas frentes: a prevenção e os Centros de Escuta.

Núcleo Lux Mundi

O escritório estará localizado no Setor de Autarquias Sul (SAUS) Qd 04 bloco A – Ed. Victoria Office Tower – Sala 110 – Brasília – DF. Contato: nucleoluxmundi@crbnacional.org.br

Reveja a missa:

Compartilhe nas redes sociais

Facebook
WhatsApp
Twitter
Telegram

Publicações recentes

Workshop com Hans Zollner

Encontro, aprendizado, fortalecimento, esperança… Nosso Workshop com Hans Zollner foi mais um passo em direção

plugins premium WordPress