Núcleo Lux Mundi inicia segundo semestre com curso on-line de proteção a infância

Por Ronnaldh Oliveira, sdb

O segundo semestre começou e as atividades do Núcleo Lux Mundi vieram a “todo o vapor”. O órgão que desde o ano passado se articula com diversas Congregações, Institutos, Comunidades de Vida e Dioceses a fim de orientar, acompanhar e educar a formação de conselhos locais de prevenção aos casos de violência sexual contra crianças, adolescentes e pessoas vulneráveis, promoveu de 2 a 4 de agosto, o curso online “Proteger a Infância – Proteção Integral e garantia dos direitos fundamentais de crianças e adolescentes”, em parceria com a COPAC (Comissão dos Direitos Fundamentais de Crianças, Adolescentes e Pessoas Vulneráveis do Movimento dos Focolares no Brasil) e da Rede “Um Grito pela Vida”. 

O curso educativo teve como objetivo o fortalecimento do sistema de garantia de direitos, além de fomentar nos mais de 350 participantes, entre eles, religiosos (as), sacerdotes, bispos, seminaristas e leigos, o diálogo sobre as vulnerabilidades sociais em que crianças e adolescentes estão sujeitos.

Fernando Miranda, participante do curso, contou sua experiência no Juizado da Infância e Juventude da Comarca de Betim, do Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais: “Estamos iniciando um trabalho muito bacana com a paróquia do bairro Bandeirinhas, em Betim, onde ensinaremos crianças sobre prevenção aos abusos e a importância de relatar, para que possamos tirá-las do estado de vítima e colocá-las a salvo dessa violência. Estamos muito animados para iniciarmos essa ação, que se iniciará esse mês”, relatou.

Os três dias de encontro, tiveram em média duas horas de duração e abordaram os temas: Educação em um contexto de comunidade, a garantia dos direitos infantis e adolescentes; a formação de educadores e as medidas de prevenção; os aspectos psicológicos da violência: os fatores de risco e de proteção para a prevenção da violência; a relevância espontânea de violência e uma síntese profunda da Carta Apostólica sob forma de Motu Próprio “Vos Estis Lux Mundi”, escrita pelo papa Francisco.

Com esse curso, o Núcleo Lux Mundi abre a série de itinerários educativos que serão realizados durante todo o segundo semestre de 2021, direcionados aos religiosos e religiosas, sacerdotes, leigos, seminaristas, bispos e sociedade civil. O percurso será integral e abordará diversos temas acerca da temática principal da violência e suas respectivas prevenções e tem a colaboração da Igreja do Brasil, por meio da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil), a CRB Nacional (Conferência dos Religiosos do Brasil) e diversos leigos.

Compartilhe nas redes sociais

Facebook
WhatsApp
Twitter
Telegram

Publicações recentes

Workshop com Hans Zollner

Encontro, aprendizado, fortalecimento, esperança… Nosso Workshop com Hans Zollner foi mais um passo em direção

plugins premium WordPress